Curso de Formação de Brigadista de Incêndio

O curso objetiva fornecer subsídios para prevenir e proteger as edificações em geral contra incêndios; as características dos serviços, dos materiais empregados, dos processos de fabricação, entre outros, e determina as soluções mais adequadas a cada situação. (Este curso não é de Bombeiro Civil)

A prevenção e proteção contra incêndios são de grande influência na tentativa de diminuição dos prejuízos materiais, e principalmente, dos desastres pessoais e ambientais que os incêndios sempre acarretam.

O conteúdo do curso esta de acordo com as exigências da NBR-14276 (2006) Programa de Brigada de Incêndio, estabelecendo os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, preparando-as para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.

Lembramos que a formação de Brigada de Incêndio dependerá da legislação de cada Estado, sendo assim este curso possui todo o conteúdo conforme NBR-14276 (2006), porém em alguns Estados há exigências de outros conteúdos e determinações para a formação de Brigada de Incêndio. Por este motivo o INBRAEP aconselha a empresa verificar junto ao Corpo de Bombeiro de seu estado, se o curso possui todas as exigências e determinações para a validade do mesmo.

Para os funcionários que farão parte da Brigada de incêndio, a Pessoa Jurídica juntamente com setor de segurança do trabalho, deverá complementar o curso com 4 horas de práticas (2 horas de Combate a incêndio e 2 horas de Primeiros Socorros), podendo utilizar de nossos materiais para tal finalidade. Caso a mesma não possua o setor ou um Técnico de Segurança do Trabalho para ser trabalhada esta prática com os funcionários, a mesma poderá entrar em contato com o INBRAEP, solicitando um orçamento para enviarmos um de nossos Instrutores para ministrar estas 4 horas de Treinamento.

Para Pessoa Física o curso será considerado de Prevenção e Combate a Incêndios.

O Curso de Prevenção e Combate a Incêndios (Brigadista Básico) é elaborado e validado conforme exigências do Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria de Estado da Educação e do Desporto.